ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PONCHE VERDE VISITAM O PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE SERTÃO

Data: 24/09/2014

Durante a tarde do dia 23 de setembro, alguns alunos acompanhados de três professores da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde realizaram uma visita ao Parque Natural Municipal de Sertão. Os alunos e professores foram guiados pelos servidores e estagiários da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico por uma trilha interpretativa construída em uma área de mata nativa pertencente à unidade de conservação.

Por meio do Departamento de Meio Ambiente e Departamento de Turismo desta secretaria, a visita ao Parque foi realizada em comemoração ao dia da árvore (21/09) e ao dia do turismo (27/09).

Durante o percurso foram discutidos temas como a formação florestal característica do Parque, ou seja, a Floresta Ombrófila Mista, sucessão florestal, decomposição, armazenamento de carbono, grandes árvores, preservação ambiental, entre outros. Algumas árvores de grande porte foram encontradas durante a trilha e chamaram atenção, entre elas o pinheiro brasileiro (Araucaria angustifólia) e o cedro (Cedrela fissilis).

A realização deste tipo de trabalho vem de encontro a um dos principais objetivos dos Parques, segundo a Lei Federal Nº 9.985/2000 – SNUC e seu Decreto regulamentador Nº 4.340/2002: o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental e de recreação em contato com a natureza. Além disso, a educação ambiental e a realização de trabalhos de contato com a natureza desperta nas pessoas a curiosidade em conhecer a flora e a fauna da região, bem como, a importância da preservação ambiental de áreas nativas que são fundamentais para o equilíbrio ambiental.

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico está iniciando a organização das trilhas interpretativas na área do Parque Natural Municipal de Sertão, em conformidade com o Plano de Manejo que está sendo elaborado. Em breve, mais tardes de visitação com outras escolas do município serão realizadas para que os alunos possam conhecer e difundir informações sobre esta Unidade de Conservação da Natureza que é única e tem uma grande importância para toda a região Norte e Alto Uruguai.

Gallery big 33a4c2bafeecface3e4f77516f0760a8
DSC02317 (Small).JPG