Integrantes do Grupo de Turismo Rural de Sertão participam de Oficina de Qualificação para Destinos de Turismo Histórico Judaico

Data: 06/09/2023

A Oficina de Qualificação para Destinos de Turismo Judaico, promovida pelo Escritório Regional de Turismo do Alto Uruguai em parceria com o Instituto Cultural Judaico Marc Chagall e Prefeituras Municipais de Quatro Irmãos, Jacutinga e Erebango contou com cinco encontros/aulas de forma online durante os meses de julho e agosto e no dia 19 de agosto culminou com a aula presencial conduzida pelo jornalista e cineasta Sérgio Lerrer, que vem atuando como Secretário Executivo da Comissão de Trabalhos para implantação do Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos. No encontro do dia 19 o grupo pode vivenciar na prática o roteiro experimental que será implementado a partir do mês de outubro.

Para a região o roteiro será um grande impulsionador do turismo, prospectando o Norte Gaúcho para o cenário nacional e internacional.

Durante a oficina, o grupo de Turismo Rural de Sertão pode aprender sobre os costumes, tradições e contribuições significativas da comunidade Judaica ao longo da história, desde a Diáspora até os tempos atuais. Jornada essa que enriqueceu os conhecimentos dos participantes evidenciando a importância do respeito e compreensão intercultural.

O itinerário do roteiro partiu de Erechim indo para a Escola Barão Hirsch na cidade de Jacutinga, em seguida dirigiu-se para o Memorial da Imagração Judaica, construção essa original do antigo e primeiro Hospital Israelita do Brasil Leonardo Cohen.

Pela parte da tarde, na área urbana de Quatro Irmãos foi visitada a antiga Caixa d’água que abastecia as locomotivas dos trens de carga e passageiros da época, também o Açougue responsável pelo abate de bovinos e aves com o ritual denominado “Shechita”.

O Cemitério Israelita também fez parte do Roteiro, fundado em 1913 e tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. Na sequência uma breve visita no Cemitério do Combate no Município de Erebango, onde o Professor Neivo Fabris realizou uma fala sobre a sangrenta Revolução de 1923, seguindo após para Antiga Estação Ferroviária de Erebango, que hoje abriga o Museu Histórico Municipal e Casa do Artesão, onde o grupo foi recepcionado pelos artistas Murilo Gustavo Andreolla (violino) e Luiz Henrique Bernardon (percussão).

E para findar a tarde o grupo retornou a Quatro Irmãos passando pelas ruínas da residência de um judeu muito peculiar, lugar esse conhecido como Mato do Chia, em seguida o chá da tarde foi servido na propiredade Cabana do AgroValle, com uma mescla entre alimentos regionais e tradicionais da cultura judaica, ao som de músicas Klezmer, gênero de música não litúrgica judaica, desenvolvido a partir do século XV.

Gallery big 8714ec995353169650bbafc6e950263c
WhatsApp Image 2023-09-05 at 16.45.44.jpeg