Coprel realiza reunião com cooperantes e Coprel na Escola em Sertão

Data: 15/09/2023

Nesta semana, a Coprel foi até o município de Sertão para realizar a reunião com os cooperantes e o projeto Coprel na Escola com o público escolar. Mais de 500 pessoas participaram dos eventos, no Centro Cultural 5 de Novembro.

A Reunião da Coprel contou com a presença do presidente Jânio Vital Stefanello, o vice-presidente Elso Scariot, o secretário Silvio Borghetti, os facilitadores Herton Azzolin, Luis Fernando Volpato e Mateus Stefanello e o prefeito municipal Edson Luiz Rossatto, juntamente com demais autoridades municipais. Mais de 200 cooperantes estiveram presentes.

O objetivo principal do encontro é conversar com os cooperantes e entender as demandas da comunidade. Além disso, são apresentados os investimentos da cooperativa na distribuição, geração e comercialização de energia em toda a área de atuação e também no município, juntamente com os investimentos em internet e soluções. Nos últimos 5 anos, em Sertão, foram investidos mais de R$ 2,5 milhões nas redes elétricas e alimentador do município. Sertão também é um case importante para o programa Energia Forte no Campo, com cinco projetos em andamento para a instalação de redes trifásicas no meio rural.

A eleição dos novos membros do Conselho Consultivo também é um dos objetivos da reunião. Na quinta-feira (14), foram eleitos: Rafael Cecconello, Roberto Carlos Uberti e Cleber Folle. Os novos conselheiros representam a Coprel no seu município, e desempenham o papel de conexão entre a sua comunidade e a cooperativa.

Coprel nas escolas

Mais de 300 alunos e professores do 1º ao 6º ano de toda a rede escolar participaram das atividades do projeto Coprel na Escola no Centro Cultural 5 de Novembro. Foram duas edições de muito aprendizado e diversão, promovendo mais conhecimento sobre a energia elétrica e incentivo para preservar o meio ambiente.

Todo o conhecimento é transmitido ao público com uma apresentação da Coprel e a peça teatral “A Luz e a Escuridão”, que conta como a energia surgiu e promove a interação com os alunos. Ao final, todos os participantes levam para casa um kit de materiais didáticos personalizados para auxiliar no trabalho posterior ao evento. As mochilas, lápis semente, cadernos e jogos educativos são promovidos pelo Sescoop/RS, que apoia a Coprel no desenvolvimento do projeto educacional.

Reportagem e Primeira Foto: Coprel

Demais fotos: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto