1° Caminhada da Primavera

Data: 29/09/2023

No dia 24 de setembro de 2023 aconteceu em Sertão/RS a 1ª Caminhada da Primavera. O evento contou com a presença de mais de 150 pessoas, de 14 municípios, que percorreram um trajeto de cerca de 8 km por estradas do interior do município, se desafiando e enfrentando um calor atípico para a época, mas em compensação um lindo dia para contemplar a natureza e as ruralidades, passando pelas seguintes propriedades turísticas:

- Quinta do Amarante, localizada na Comunidade de São Judas, onde vive a família Amarante de descendência portuguesa e está no local à cerca de 150 anos. Durante o evento o anfitrião Gustavo Amarante reviveu as memórias da família e a cultura portuguesa para os participantes. Pela propriedade passa o Rio Bonito que conta com uma belíssima cascata onde todos puderam contemplar.

- Já o Rancho Flor de Tarumã, propriedade localizada na Comunidade de Paiol Queimado, que foi a base do evento, os participantes foram recepcionados pelos proprietários Volmar Doring e Suélen Fenske, que ofereceram suas experiências rurais que encantaram a todos, com diversos animais, muita natureza, área para piquenique e camping com infraestrutura completa, os participantes puderam curtir o restante do dia, acompanhado de música ao vivo e saboreando diversos produtos do roteiro turístico, produzidos e oferecidos por outras propriedades do Turismo Rural de Sertão que estiveram presentes: Chalé da Colina, com o tradicional Choripán, Delícias do Campo com produtos depanificação, Morangos LS com espetinhos de morango e Artesanatos do ARTElier, que possuiu o empório no Rancho.

O evento iniciou por volta das 7h com a recepção dos participantes no Rancho Flor de Tarumã, onde puderam retirar seu kit de participante que contou com uma muda de suculenta, em seguida realizou-se um deslocamento com ônibus, cedidos pela prefeitura, até a Quinta do Amarante para o início da caminhada. Na Quinta do Amarante, foi realizado a abertura oficial do evento com o pronunciamento de autoridades do município. O Prefeito Municipal de Sertão Edson Rossatto saudou os participantes, em seguida o presidente da Câmara de Vereadores de Sertão, Danilo Cadore também fez sua saudação. A abertura também contou com a presença do Vice-Prefeito Valmir Bocalon, Secretário da Administração Edinei Pavão e vereadores Paulo Vicente Orso e José Davi Trindade. Após a fala inicial seguiram as orientações dos staff do evento para os participantes. Na sequência iniciou-se a caminhada passando pela Cascata do Rio Bonito.

Cerca de 3,5 km depois um ponto de apoio comandado pela equipe do Mercado Avenida ao lado da Comunidade da Linha Secco serviu água, frutas e doces para os participantes. Logo os caminhantes seguiram por mais 4,5 km até o Rancho Flor de Tarumã, sede e local de chegada do evento.

A 1ª Caminhada da Primavera, foi uma organização da Inspira Eventos em parceria com a Rancho Flor de Tarumã e Quinta do Amarante. Teve o patrocínio diamante da Sicredi Sul Minas e patrocínio prata do Mercado Avenida. Contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Sertão através das Secretarias de Administração, Agricultura, Educação, Obras, Saúde e Departamento de Turismo, além do apoio especial do Grupo Agroturismo/Turismo Rural de Sertão, Emater/Ascar, Morangos LS, Chalé da Colina, Delícias do Campo, Divulga Aí e Vale das Flores.

Gallery big 617d15f9ca3afa0a017e52bc15434b8e
WhatsApp Image 2023-09-29 at 14.14.57.jpeg