Visitas técnicas encerram curso para Juventude Rural, em Sertão

Data: 17/10/2023

A 3ª edição do curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, promovido pela Emater/RS-Ascar e realizada no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre) encerrou na sexta-feira (06/10), com visitas ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão, a propriedades, indústria e agroindústria, todas em Sertão.

Os jovens, de vários municípios da região do Alto Uruguai, acompanhados de um grupo de extensionistas da Emater/RS-Ascar, foram recepcionados na CAT/Casa do Artesão pelo prefeito de Sertão, Edson Luiz Rossatto, pela primeira-dama Rosana Serro Rossatto, pelo secretário municipal da Agricultura, Jauri Perin, pelo secretário municipal de Administração, Edinei Pavão e pelo gerente regional do Escritório Regional em Erechim, Gilberto Tonello. No giro de visitas, os jovens puderam acompanhar e reforçar o aprendizado durante o curso, que iniciou em maio.

As visitas técnicas iniciaram no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, pelo prédio que abriga o Memorial da Instituição. Ainda no Campus, o grupo recebeu orientações sobre os diversos setores da agropecuária (bovinos, suinocultura, avicultura, hortas e a agroindústria destinada à produção de derivados de leite e fábrica de ração). O campus tem 270 hectares, onde os alunos vêm todo o ciclo de produção agropecuária no local. As informações foram repassadas pelo técnico administrativo Elias Camargo.

A segunda visita foi à agroindústria familiar Tradição e Embutidos Defumados, conduzidas pelos primos e jovens Guilherme Perin e Eduardo Pavão. Eles relataram o dia a dia de organização, produção e foco, desde os procedimentos para o processamento do produto até a comercialização.

Empreendedorismo, iniciativa, perseverança e sucesso. Estes foram alguns dos itens que os jovens vivenciaram na visita à indústria Haramaq. O diretor Fernando Luis de Souza falou sobre o histórico da empresa, que surgiu pela necessidade da própria família em ter uma máquina. Souza expôs o processo, desde a entrada da matéria prima até o produto final. “Atuamos com profissionalismo, sustentabilidade e economia”, contou.

O almoço foi no Sitio Recanto do Sertão, com a explanação da equipe da agência do Sicredi de Sertão, com um breve relato sobre Educação Financeira, com enfoque na importância da organização financeira para obter êxito com planejamento.

Após o almoço, o giro de visitas prosseguiu na Fazenda Fontana, localizada na comunidade Santa Catarina. Na propriedade, os cursistas e extensionistas foram recebidos pela família Fontana. Organização da propriedade, dos arredores, planejamento e eficácia foram algumas das ações que os jovens puderam ver in loco.

As visitas técnicas encerram no Quinta do Amarante. Uma propriedade que já está na 5ª geração, cheia de história, cercada de belezas naturais, preservação ambiental. No acervo histórico da família são guardadas relíquias que contam um passado de gerações de colonos portugueses. Os jovens foram recepcionados por Gustavo Amarante, 25 anos, do município de Sertão, que também participa do curso e acompanhou visitas nas outras propriedades. Gustavo contou aos outros jovens sua opção de permanecer na propriedade e seu amor pela natureza e pela família. Para ele, aquele é um lugar “sagrado”, onde ele se sente bem, se sente feliz. Além da parte cultural, o grupo pode ver o quanto Gustavo se dedica a ações voltadas à conservação do meio ambiente e projeta para o Turismo Rural.

A visita foi acompanhada pela extensionista rural social, Nádia da Rosa (ATR), pela coordenadora do Cetre, Rosaine Baldissera, e pela equipe do Escritório Municipal de Sertão, integrada pelos extensionista Gilmar Boeira, Edgar Frank e Sandra Bressan.

A formatura dos jovens será no dia 7 de novembro em Erechim, na Cantina Trentin.

Fonte: Emater/RS

Fotos: Prefeitura Municipal de Sertão