Chuvas intensas prejudicam diversos setores do Município de Sertão

Data: 24/11/2023

Após as chuvas intensas que atingiram diversas localidades do município de Sertão na madrugada e durante o dia de 17 de novembro de 2023, o Grupo da Coordenadoria Municipal de Defesa e Proteção Civil realizou um levantamento dos danos e prejuízos decorrentes deste fenômeno.

Muitos foram os danos e avarias registradas, primeiramente impactando o setor agropecuário, as culturas de inverno e verão, perdas significativas nos alimentos da agricultura familiar, atraso no plantio e perda na qualidade dos grãos que foram colhidos, além dos danos e erosão do solo.

Houve alagamentos de rios, estragos em estradas gerais e vicinais e destruição de pontes, impossibilitando a população de se locomover.

Várias foram as famílias que apresentaram dificuldades em consumir água potável, devido a problemas na rede de distribuição, encanamentos e bombas de poços, que ficaram submersas em virtude da quantidade de água, danificando-as.

As instituições de ensino do município também registraram baixa na frequência escolar, devido às chuvas. Muitos foram os empecilhos para chegar até a escola.

Com bases nos laudos, relatórios e pareceres técnicos houve um prejuízo calculado em R$ 585.500,00.

A Administração Pública Municipal por meio das Secretarias Municipais estão engajadas em solucionar esses danos.

Gallery big 4fa03fc1d62da7623d28254856ede38f
Latitude 27°98'46,92S Longitude 52°34'97,79W - Travessia com bueiro e recuperação de estrada 1, estrada geral na capela São José, próximo ao Rossatto.jpg