Parque Natural Municipal de Sertão participa de Encontro

Data: 08/11/2019

Parque Natural Municipal de Sertão

participa do XX Encontro da Rede de Unidades de Conservação

Ocorreu dia 07 de novembro de 2019, em Caçapava do Sul, o XX Encontro da Rede de Unidades de Conservação. O evento reúne gestores de áreas protegidas das três esferas públicas, com o intuito de fortalecer as gestões, criar oportunidades de crescimento e aumentar o vínculo entre as áreas protegidas públicas do sul do Brasil. A Secretaria do Meio Ambiente de Sertão estava presente, participando das atividades e ampliando conhecimentos.

Para atingir os objetivos do encontro, geralmente são conciliadas palestras com visitas técnicas às unidades de conservação escolhidas, sempre com o apoio de instituições de ensino e pesquisa da região.

Nesta edição, as palestras tratadas na parte da manhã retrataram as peculiaridades ambientais da região do pampa gaúcho, bem como as principais áreas do município de Caçapava do Sul com potencial de tornarem-se unidade de Conservação.

As palestras realizadas na UNIPAMPA contaram com a presença do Prefeito Municipal de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, e de seus secretários, entre eles o de Turismo, Erni Rocha, que também conduziu alguns trabalhos durante o meio-dia e tarde.

Foram escolhidos os próximos locais de realização deste encontro e qual unidade de conservação ficará responsável pela secretaria executiva da Rede de Unidades de Conservação para o ano de 2020, sendo estes os escolhidos: Parque Natural Municipal dos Morros de Santa Maria, coordenada por Guilherme Rocha, responsável pela secretaria executiva; o Parque Natural Municipal do Pampa, localizado em Bagé, que sediará o encontro de maio de 2020 e o Parque Estadual do Papagaio-Charão, de Sarandi que sediará a edição de novembro de 2020.

Durante a tarde, os gestores das unidades de conservação presentes, autoridades e apoiadores das áreas naturais protegidas, realizaram uma visita técnica ao futuro Parque Natural Municipal do Salso e ao Parque Natural Municipal Pedra do Segredo, guiados por sua administradora, Jackeline Moreira.

Foi possível conhecer um pouco das belezas naturais daquela região e fortalecer a parceria entre as unidades de conservação presentes. Ações como esta, vão de encontro com o objetivo da Administração Municipal, que está buscando formas de ampliar conhecimentos para, futuramente, expandir o acesso da comunidade às belezas naturais do município de Sertão.

Gallery big 3aa34cfaf670c682022e89d9b802618f
Encontro Sapucaia (1).jpg