10ª Semana do Meio Ambiente de Sertão

Data: 03/06/2020

X SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE SERTÃO/RS

2020 está sendo um ano diferente, quando boa parte da população mundial está adaptando seus hábitos de consumo e, consequentemente de geração de resíduos, às restrições impostas pela COVID-19. Várias notícias foram divulgadas mostrando a natureza “respirando melhor” depois da desaceleração das atividades humanas devido ao isolamento social.

Nesta X Semana do Meio Ambiente de Sertão, não teremos palestras ou atividades em grupo, mas convidamos você a refletir sobre como anda a geração de lixo na sua casa? Se você permaneceu em algum tipo de isolamento social, como foram seus hábitos e cuidados com o meio ambiente neste período?

Pequenas ações como as listadas a seguir podem fazer uma grande diferença quando cada um faz a sua parte:

·         Separar corretamente o lixo reciclável do não reciclável;

·         Destinar o lixo orgânico como resto de frutas e verduras, para a compostagem e adubação da horta ou jardim;

·         Apagar as luzes de cômodos que não estão sendo utilizados;

·         Evitar utilizar mangueira e água corrente para lavagem de áreas e calçadas;

·         Reaproveitar água da lavagem de roupa para limpeza de pisos;

·         Utilizar sacolas de tecido ou reutilizáveis para transportar as compras do mercado até sua casa;

·         Adotar um copo/caneca no trabalho, reduzindo a utilização de plásticos.

Muitas destas ações se tornarão um hábito se você as inserir em sua rotina, e farão um bem enorme para o planeta.

Caso queira marcar esta semana em sua linha do tempo, poste uma foto ou comentário de como você está cuidando do meio ambiente, seja com alguma destas ações citadas ou com outras que você lembre. Não esquece de marcar a Prefeitura de Sertão para podermos lhe acompanhar e para você motivar outras pessoas!

Gallery big bc19598697fcd8806ddf783ef6bf812f
Semana do Meio Ambiente.jpg