Batizado da Capoeira foi realizado neste domingo

Data: 08/11/2022

Batizado da Capoeira foi realizado neste domingo

Realizou-se neste domingo, dia 06 de novembro, na Sede da Terceira Idade Conviver/Cemtir em Sertão, a solenidade de batizado das crianças que integram a Oficina de Capoeira, a qual é oferecida pelo CRAS, sob a coordenação do Professor Carlos Alberto Silva, popularmente conhecido como o Prof. Beto.

A expressão batizado é utilizada na Capoeira para designar o momento em que os alunos novos recebem sua primeira corda. Cada corda possui suas cores e simbologia, mostrando o nível que a criança está no esporte.

O jogo de capoeira começa com a formação de uma roda, caracterizada por movimentos ágeis com os pés e as mãos, envolvendo o corpo inteiro em uma espécie de brincadeira. A capoeira se destaca pela sua musicalidade, tendo como som predominante o do berimbau, acompanhado do som das palmas, além de outros instrumentos, que ajudam a dar ritmo ao jogo e marcar o tempo.

Os alunos que participaram, além de conhecer mais sobre a arte marcial, aprenderam sobre disciplina, foco, aprimorando a coordenação motora, flexibilidade e agilidade.

Estiveram abrilhantando essa solenidade, os grupos: Capoeira Guaíba, da cidade de Guaíba, Barra do Ribeiro e Parobé/RS, sob a coordenação dos Mestres Mano e Vagalume. Associação de Capoeira Guarda Negra, responsável Mestre Gato Preto da cidade de Porto Alegre/RS. Grupo de Capoeira Adaptada Ye Laipé, Professor Itta Capoeira Adaptada da cidade de Guaíba/RS. Associação Cultural de Capoeira Arte Sem Fronteira – ACCAF, sob a coordenação do Mestre Lindinho da cidade de Alegrete/RS. Grupo Beribazu, Contramestre Voz e Danny Tempestade, da cidade de Penha e Piçarras/SC. Luz Capoeira, Mestre Jurandir de Porto Alegre/RS. Luz Capoeira, Núcleos de Getúlio Vargas e Sertão, sob a coordenação do Professor Beto.

Também estiveram prestigiando esse evento, o Prefeito Municipal Edson Luiz Rossatto, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Rosana Serrro Rossatto, a Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Viviane Gaiatto, servidores municipais, além de alunos, pais e familiares. Nosso agradecimento a todos que contribuíram para a realização deste evento e que valorizam a arte e a cultura.

Ao público presente, foi muito bom conhecer um pouco mais deste importante esporte. Para encerrar essa solenidade foi servido um delicioso almoço aos capoeiristas e alunos.

Agradecemos também a Agência do Sicredi de Sertão pela doação de papel de mesa e guardanapos, usados para servir o almoço.

Gallery big b3c145f7dd4de0e3fd5a9cc6b1611bc9
WhatsApp Image 2022-11-08 at 09.48.25 (7).jpeg