Termina amanhã o prazo para cadastro de interessados em receber mudas nativas para plantio em APP

Data: 27/04/2023

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Meio Ambiente, em parceria com o projeto COPREL Ecologia, abriu prazo para inscrição de interessados em receber gratuitamente mudas nativas para plantio e recuperação de APP (área de preservação permanente) em suas propriedades rurais.

Entre as espécies a serem distribuídas estão angico, ipês, guajuvira, canelas, uvaia, araticum, camboatá, etc.

O projeto Coprel Ecologia fará sua 19ª edição neste ano de 2023, buscando aliar o compromisso de reposição florestal obrigatória com a composição das Áreas de Preservação Permanente (APPs), aplicada dentro da sua área de atuação juntamente com os cooperantes. Além da preservação da vegetação o projeto busca a diminuição da emissão de gás carbônico na atmosfera e a preservação dos mananciais de água potável.

Segundo o projeto Coprel Ecologia, a preservação ambiental propicia também um aumento das matas ciliares e a formação de corredores ecológicos que contribuem para o repovoamento da fauna e flora da região.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Proprietários de áreas de terras rurais com APP.

COMO PARTICIPAR?

Os interessados deverão comparecer ao Departamento de Meio Ambiente municipal, junto ao prédio da prefeitura, para realizar cadastro até o dia 28 de abril de 2023, munidos dos seguintes documentos e informações:

- CPF e RG;

- Cópia do CAR da propriedade onde pretende realizar o plantio das mudas;

- Número da matrícula do imóvel onde pretende realizar o plantio das mudas.

Alguns pré-requisitos para participar deste projeto são:

Comprometer-se a realizar o plantio mínimo de 500 (quinhentas) mudas nativas por propriedade rural, ou no mínimo 200 (duzentas) mudas por propriedade desde que haja 3 (três) ou mais proprietários lindeiros na sequência, para formar um corredor ecológico de recuperação de APPs.

Comprometer-se a cuidar das mudas e suas estacas por, pelo menos 4 (quatro) anos, para o pleno estabelecimento das mesmas, atendendo as especificações técnicas repassadas pela Coprel e pela prefeitura.

A prefeitura fará a organização dos interessados e acompanhamento por este período. A Coprel fornecerá gratuitamente as mudas e estacas e realizará vistorias anuais pelo período de 4 (quatro) anos, para acompanhamento deste projeto.

Contatos para dúvidas: (54) 3345-1836 ou pessoalmente no Departamento Municipal de Meio Ambiente.

Gallery big b345bd8e8ca0f18240174df1f1f40ffd
plantas nativas.jpg